quinta-feira, 3 de abril de 2008

CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES.

Nº da CBO: 6-36.30 - Título: Trabalhador da cultura de cacau
Descrição resumida: Executa tarefas inerentes à cultura do cacau, preparando o solo, efetuando o plantio do sombreamento e a semeadura, dispensando tratos culturais e fitossanitários à plantação, realizando a colheita e procedendo ao tratamento primário do produto colhido, para possibilitar seu consumo imediato, ou posterior industrialização:
Descrição detalhada: prepara o solo, efetuando a aração, coveamento e outros tratos necessários, para proceder à semeadura do cacau; faz o plantio de cobertura, colocando mudas de árvores ou arbustos em posições determinadas, para obter o sombreamento necessário à proteção da cultura; efetua a semeadura, colocando as sementes em sulcos ou covas previamente preparadas, para possibilitar a germinação; efetua os tratos culturais necessários, fazendo capinas, irrigação e adubação e raleando as plantas de sombreamento, para assegurar o desenvolvimento normal do produto cultivado; dispensa tratamentos fitossanitários à plantação, aplicando inseticidas por pulverização ou por outro processo, para erradicar e evitar pragas e moléstias; realiza a colheita em épocas apropriadas, cortando os frutos com o auxílio de um podão, diretamente ou prendendo- o à extremidade de varas, para possibilitar o beneficiamento do cacau; extrai os grãos do produto colhido, partindo os frutos ao meio com o auxílio de machado ou facão e retirando as amêndoas, das cascas, a fim de prepará-los para beneficiamento e comercialização.

http://www.mte.gov.br/Empregador/CBO/procuracbo/conteudo/tabela3.asp?gg=6&sg=3&gb=6

8401-05 - Supervisor de produção da indústria alimentícia - Chefe de fabricação de chocolate , Encarregado de moinho , Mestre chocolateiro , Mestre da indústria de produtos alimentícios , Mestre de conservas , Mestre de massas alimentícias , Mestre padeiro.

8401-20 - Chefe de confeitaria - Mestre doceiro

http://www.mtecbo.gov.br/busca/descricao.asp?codigo=8401

6126-10 - Produtor de cacau - Cacauicultor - empregador
Administram a propriedade agrícola; cultivam plantas estimulantes tais como: café, cacau, erva-mate, guaraná e fumo; plantam mudas; colhem, beneficiam e comercializam a produção. Condicionam terreno para plantio e desenvolvem atividades de preservação de meio ambiente.

http://www.mtecbo.gov.br/busca/descricao.asp?codigo=6126

6226-05 - Trabalhador da cultura de cacau - Barcaceiro - na cultura de cacau , Cacauicultor - exclusive conta própria e empregador , Colhedor de cacau , Embandeirador de cacau , Enxertador de cacau , Podador da cultura de cacau , Quebrador - na cultura de cacau , Tirador - na cultura de cacau , Tropeiro - na cultura de cacau.
Colhem folha, ramo e fruto de plantas estimulantes, tais como cacau, café, erva-mate, guaraná e fumo; plantam culturas de plantas estimulantes; produzem mudas de plantas. Beneficiam frutos e folhas de plantas; acondicionam colheita e realizam tratos culturais em plantações. Organizam instalações e equipamentos agrícolas e preparam solo para plantio.

http://www.mtecbo.gov.br/busca/descricao.asp?codigo=6226

Nenhum comentário: